quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Dois pesos, duas medidas

Nas suas edições de hoje, tanto a Folha de S. Paulo quanto o Agora trazem estampada nas suas capas foto da menina Nayara, ainda no hospital. Não é por menos, já que as imagens retratam a primeira aparição da jovem após a alta médica. A questão não é essa.

Ainda que ambas publicações pertençam ao mesmo Grupo (Folha), enquanto a primeira traz nítida e cristalina foto da adolescente e cita seu nome na íntegra no corpo das reportagens que se seguem, o Agora limita-se a publicar apenas as inicias N.S. e foto da jovem com um borrão na altura dos olhos.

Natural a postura do Agora, já que se trata de uma menor de idade e, sabemos todos, por questões legais e como regra geral não se identifica menores em veículos de comunicação. Por mais que a imagem das duas protagonistas desse sequestro tenham sido repisadamente mostradas tvs afora nesses dias passados.

Mas é curiosa é a atitude da Folha, main vehicle do Grupo e, principalmente, o contraste editorial que ficou em relação a seu principal fillhote.

Não sei se passou batido para outras pessoas, mas eu fiquei com uma sobrancelha arqueada.

Com a palavra, o ombudsman Lins da Silva.

4 comentários:

  1. Não entendo a atitude do Agora.

    Pelo que eu saiba, o ECA só dita restrições de exibição de imagem de crianças e adolescentes em se tratando de infratores, aos que foram abusados sexualmente ou aos que possam sofrer algum tipo de constrangimento com a divulgação da notícia.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, foi minha mesma conclusão. Mas a interpretação jurídica é subjetiva, o que dá sempre margem a essas diferenças de abordagem. O que é "constrangimento" no teor da jurisprudência da imprensa? Não sei. Mas o Agora pode ter concluído que Nayara estaria sendo exposta a constrangimentos com a divulgação. E essa foi a atitude do jornal durante toda a cobertura do caso. Curiosa essa diferença de interpretação em um mesmo grupo..

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente eu vi o funeral da Eloá aqui em Portugal na record..Estava tanta gente e fizeram tanta cobertura desse caso... Enfim, o que eu gosto é dos meus meninos a escrever. Beijão e Felicidades! Força neste novo projecto de dois grandes profissionais :) Da vossa eterna Van (a portuga)

    ResponderExcluir
  4. Eu percebi isso também. Não entendi porque...

    ResponderExcluir

Oi. Legal que você quer opinar. Bem bacana mesmo. É sempre bom contar com a participação de outras pessoas. Fique à vontade. Só lembrando que comentários que contenham, gratuitamente, termos demasiado agressivos e outros ataques não-civilizados serão excluídos, tá bom? Mas como sabemos que não é o seu caso, vá em frente.